Curso Online Maneco A`raújo.

Módulo 01 - Conhecimentos Básicos

Submódulo 03 - Composição/Equilíbrio

Composição

Regra dos Terços. Uma regra básica de composição

A composição é a distribuição harmoniosa de um conjunto de elementos visuais na tela a ser pintada. O lugar ocupado pelas figuras, os espaços vazios que as rodeiam, as proporções e até os valores dos tons são muito importantes. No desenho, na pintura, na arte figurativa, na arte publicitária, na fotografia, a composição é extremamente importante . Quando harmonizamos os elementos de um conjunto, estamos compondo e tudo tem uma ligação. Se você não souber compor um tema de maneira que ele fique harmonioso e agradável aos olhos do espectador, poderá estar comprometendo seriamente a sua obra. Portanto, é muito importante que você aprenda as regras básicas de composição. Fique sabendo também que compor um tema na tela não é tão simples assim. Não basta sair distribuindo os elementos no tema de qualquer maneira. É necessário um bom arranjo. Há regras.

Há uma certa complexidade nesse assunto. Grandes pintores usaram um método chamado de Proporção ou Razão Áurea para compor seus temas, mas aqui nós não vamos fazer um mergulho assim tão fundo. O que vai ser ensinado aqui é o básico necessário para que você não cometa erros grosseiros. O posicionamento dos elementos em uma composição deve atrair e reter a atenção do espectador para o tema como um todo. Os elementos a serem distribuídos possuem “peso”. Os elementos maiores e mais escuros (valor menor) são os mais “pesados”. Portanto, você deve prestar muita atenção nisso na hora de fazer a distribuição e equilíbrio na tela. Como regra geral, você não deve deixar um lado mais “pesado” que o outro. Distribua os elementos de forma que seu tema fique equilibrado e harmonioso não causando assim um incômodo ao observador.

Considerações sobre composição

Todo o trabalho precisa ter um tema principal, um ponto de interesse (H), para o qual os olhos do espectador devem ser imediatamente atraídos.

 

Nos exemplos (A,B,C,D,E e F) os elementos estão mal posicionados Embora pareça lógico situar o tema principal no meio do trabalho, essa solução costuma criar um resultado monótono – a não ser que a pessoa já possua um senso estético muito apurado pela experiência.

 

É mais seguro situar o tema ligeiramente fora do centro (G).

 

Pode-se fazer composições equilibradas, dividindo a área do quadro em "terços” e situando os pontos de interesse onde as linhas se cruzam.

Regra dos Terços. Uma regra básica de composição

Para simplificar essa história vamos utilizar um método básico de composição chamado de Regra dos Terços. Divide-se a cena (tema) em 9 quadrados ou em 9 retângulos, traçando 2 linhas horizontais e duas verticais imaginárias evitando que o centro de interesse (motivo principal) fique ao meio.

As melhores imagens são aquelas em que o assunto principal (motivo principal) não esteja no centro e sim em um dos quatro pontos de interseção ou próximo a eles. A colocação em um desses pontos vai depender do assunto e de como ele deve ser apresentado. No caso de uma paisagem, a composição torna-se mais interessante se o horizonte estiver acima ou abaixo do meio. O horizonte não deve ficar no centro do quadro e sim na linha superior ou na inferior quando se quiser dar mais ênfase ao primeiro plano. Esta é uma regra que deve ser seguida, mas pode-se, por razões de expressão ou para isolar um objeto do todo, enquadrar de outra maneira. 

Composição simétrica

Para uma composição simétrica o objeto de atenção (motivo principal) deverá estar colocado no centro, mas cuidando de não colocar outros elementos ao lado que desviem a atenção ou destruam a simetria do quadro. É recomendável que exista sempre um único ponto de interesse. Quando acontece de existirem dois ou três figuras com a mesma força que a principal, estabelece-se uma competição entre os elementos o que gera confusão no observador e prejudica a composição.

Leia o texto várias vezes.

Preste bastante atenção nas orientações do Professor Maneco A`raújo.

Bons estudos.

Clique na figura do PDF para fazer

o Download do conteúdo escrito.