Curso Online Maneco A`raújo.

Módulo 01 - Conhecimentos Básicos

Submódulo 02 - Preparo da tela – Imprimação ou Imprimatura

Senha do Vídeo: preparar

POR QUE DEVEMOS PREPARAR A TELA ANTES DE COMEÇAR A PINTURA?

(Preparo da tela –Imprimação ou Imprimatura)

 

- As telas compradas no comércio já vêm com um certo tratamento, mas, na maioria das vezes, elas não estarão de uma forma perfeita para a nossa pintura. Portanto é bastante recomendável que façamos a imprimação ou imprimatura. Preparar o suporte com uma base acrílica. Há várias formas de fazer.


Materiais necessários:
Uma trincha, gesso acrílico ou base acrílica, uma lixa 180 (pode ser mais fina) e pigmento Xadrez com a cor de sua preferência.

 

Finalidades (Por que fazer a imprimação ou imprimatura?)

 

-Permitir um deslizar da tinta muito mais uniforme, suave e controlado. De modo a tirar um melhor proveito de uma superfície mais uniformizada. O deslizar do pincel ou da espátula fica muito mais agradável. A pintura se torna mais fácil. O resultado final fica melhor quando se tem uma tela preparada. Podemos perceber que a tinta flui com dificuldade no tecido cru (ou com uma imprimação ruim) e flui de maneira agradável na tela após a imprimação. A tela sem preparação (ou com uma imprimação ruim) é normalmente muito áspera e isso acarreta um desgaste excessivo dos pincéis. Outro problema é que a tela acaba sugando demais as tintas. Há pessoas que param de pintar por encontrarem estas dificuldades sem terem a noção do que é pintar em uma tela devidamente preparada.

 

-Quebrar o branco da tela, possibilitando assim uma melhor percepção dos tons que serão aplicados. Dependendo do tema, podemos aplicar uma Imprimação fria (com tons azulados) ou quente (tons ocres e marrons). Evitar falhas aparecendo o branco da tela. Permitir um fundo entonado na cor que o artista quiser.

 

-Preservar a tela (ou o suporte) no decorrer do tempo. Vai dar mais longevidade a pintura. Proteger o tecido da tela. A tinta a óleo é ácida e agride as fibras do tecido (Algodão ou linho) da tela.

 

-Dar um acabamento da preferência do artista. Dependendo do estilo e da técnica utilizados, podemos preparar a tela de tal forma a facilitar o trabalho. Mais lisa ou mais áspera. Por exemplo, em uma paisagem mais realista é importante que a tela esteja mais lisa para que micro fusões sejam possíveis. Podemos também deixar a tela mais texturizada para aplicar determinados efeitos.

 

-A imprimação pode e deve ser aplicada em qualquer suporte em que se queira pintar. Papel, papelão, placas de MDF, compensado, parede e etc. Os museólogos e especialistas em pintura elegeram o gesso acrílico como fundo ideal para qualquer tipo de trabalho artístico devido a sua plasticidade, sua inalterabilidade, sua condição não tóxica e sua secagem rápida entre outras coisas.

Podemos usar massa corrida com cola para preparar uma tela?

O segredo dos renascentistas
Senha do Vídeo: impri

Clique na figura do PDF para fazer

o Download do conteúdo escrito.